
É bem comum advogados terem dificuldades em dar sequencia à processos de inventário, em razão de não encontrar todos herdeiros. Isso se dar por causa da migração das pessoas para outras localidades, afim de encontrarem melhores condições de vida, ou se relacionam com outras pessoas de outras localidades, bem como empregos em outras localidades, levando as pessoas à ir embora para outras localidade.
Ocorre que por motivos diversos algumas pessoas perdem o contato com seus familiares, e por dificuldades diversas também, não conseguem reencontrar seus familiares, e com o passar do tempo, seus familiares necessitam encontrar aquele familiar, para que possam dar sequencia à partilha de bens, em razão da morte de seus pais.
Embora a internet oferecer meios que facilitam este reencontro ou localização, não é sempre que a internet cumpre com eficiência para esta demanda. Existem pessoas que não se expõe nas redes sociais, algumas sequer têm rastros como no SCPC/SERASA, cartórios de registro civil, como na condição de terem contraído matrimônio. Então nestes casos, se faz necessário uma investigação mais detalhada e cautelosa, buscando as informações mais assertiva, realizando estudos que contribuam na eficiência da elucidação da localização.
Este tipo de investigação pode ter um custo relativamente alto, mas não dar para presumir custo sem que seja feito uma análise do caso; cada caso é um caso diferenciado do outro.
Mas entendamos que este tipo de investigação, é uma investigação onde o investigador começa a investigação em um determinado local e pode que finalize em outra localidade bastante distante, onde vai gerar custo de deslocamento, hospedagem, dentre outros custos.
A investigação poderá e deve ser concluída por etapas, até mesmo para que tanto o investigador e principalmente o cliente possam chegar a um calculo previsto para a conclusão da investigação com eficiência, e então saberem se é viável ou não a investigação.