É POSSÍVEL A RELIGIÃO E POLÍTICA CAMINHAREM JUNTAS?
Um dos maiores problemas da humanidade é a desinformação, o desconhecimento que gera o erro. Percebe-se que a religião cada vez mais vem aderindo lados políticos e ideológicos, com argumentos de que determinadas ideologias são fomentadoras e defensoras de ideias e procedimentos que ferem o conceito religioso.

Em muitas denominações religiosas é comum, inclusive há bastante tempo, presenciarmos uma inclinação política, quando em muitos casos, o púlpito é um palanque político para defender determinados políticos ou ideias, e em outros casos para atacar determinados políticos e ideias.
Nos últimos anos esta postura vem tomando generalizadamente as denominações religiosas, as quais percebemos que vem se envolvendo demasiadamente com política, e isso é um erro e um risco.
A religião, as denominações religiosas tem como objeto, cuidar de almas, de coisas espirituais, que conduzem o "homem" à um plano espiritual de vida, nada mais que isso. A política é uma ciência humana, que cuida do ser humano, de cidadãos, a fim de manter gerar, controlar, e implantar a ordem pública; nenhuma das duas (religião e política) se envolvem diretamente nos fundamentos da outra.
No passado, por causa da implantação do comunismo no mundo, principalmente na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, onde muitos processos culturais foram alterados, ou tiveram menções de alterações pela política da época nesta nação. Na verdade havia políticos nesta nação, homens em busca de alcançar o prestígio e poder, então usando o poder que tinham, tentaram influenciar a sociedade com modificações e comportamentos, ideias e conceitos, que muitos desses são conceitos religiosos, de cunho espiritual; todavia, não quer dizer que tais mudanças, seguem um manual ideológico de partidos.
É um assunto polêmico, mais para quem busca o conhecimento, certamente achará as razões destas mudanças no período da URSS, e certamente concluirão, que em nada disso havia uma determinação ideológica de partido.
O que sempre existiu e existe até hoje no mundo é a propaganda da desinformação, com objetivo de enganar a população, e tudo isso ocorrer por causa da falta de conhecimento que há na população.
O mundo, ou melhor, as pessoas vivem e propagam o que aprende, e o mundo ocidental mostrou a sua população a propaganda e ofertou o conhecimento na qual o sistema necessita que o povo creia.
A política, serve para as coisas da vida humana, como viver e conviver em sociedade, como formar um equilíbrio nesta sociedade, onde todos possam estar em harmonia, receber os recursos necessários para sua sobrevivência, etc. Não há participação da religião nisso. A religião conforme já foi mencionado, cuida da vida da alma.
O mundo, as políticas, a sociedade, o fruto desta relação humana, para o espiritual, nada se aproveita no quesito "espiritualidade".
Só que, o espiritual também é humano, e precisa da política, das relações humanas para que também possam cuidar de sua vida humana, pelo menos no momento que ainda isso é permitido; porque sabemos que se aproxima o tempo em que, tudo nos levará a negar a espiritualidade. E se nossas crenças, ou ideologias se misturarem, religião e espiritual, não vai dar boa coisa.
Resumindo, as denominações religiosas estão apregoando modelos políticos como modelo cristão, dizendo ao povo que tais modelos é que são aprovados por Deus, quando na verdade, o modelo de Deus não é político e sim espiritual.
As religiões não ensinam e tão pouco dão exemplos das virtudes espirituais, que nos dias que virão, onde a espiritualidade será aprisionada no sentido de "expressão da espiritualidade". Ser espiritual em nada tem haver com o falar, o movimentar, mas sim com o agir, o ser, o exercer.
Não há ou é muito pequeno a preparação religiosa no tocante aos membros religiosos exercerem uma postura cristã. Qual é a postura cristã? Jesus disse que o mandamento dele seria "amai ao teu próximo como a ti mesmo" e deu inúmeros exemplos de como proceder para cumprir tal mandamento, além disso, mostrou como se comportar diante dos tribunais e governantes humanos, isso no sentido espiritual. É isso que anda acontecendo, são estes os ensinamentos que andam ministrando nos templos?
Agora em que há uma polarização política e ideológica no mundo, andam confundindo tudo, e trazendo está polarização para dentro dos templos sagrados que deveriam estar cheio de espiritualidade, e por ela a manifestação de poder espiritual, sem falar na transformação de comportamentos, e mais que isso, de sentimentos espirituais.
Há um grande risco!!