
Ao longo dos tempos a sociedade brasileira e mundial têm sofrido severas modificações, sendo algumas destas modificações consideradas como escandalosas e de grande deterioração.
O que muitos não consegue enxergar é que tais modificações, vêm sendo implementadas na sociedade, nas famílias ao longo do tempo, por diversas vias ou portas abertas; sendo tais portas e vias, nos dias atuais, impossível de fecha-las, ou interdita-las para impedir as novidades maléficas ao comportamento e alteração de personalidade das pessoas.
Outra coisa é: todos tem livre arbítrio, para ser o que quer ser, ir para onde quer ir, fazer o que quiser fazer, e o Estado que é de todos serve para desenvolver harmonia, paz, equilíbrio, regras para que todos convivam, e o dever de cada um de nós é respeitar o outro e o Estado.
O Estado não pode ser um Estado religioso, o Estado é laico, e isto por causa da liberdade que as pessoas tem garantidas em lei e convenções internacionais. Deus deu ao homem o direito de escolha, ninguém deve ser obrigado a nada, e por isso existe Estado para dirimir questões, para harmonizar a sociedade em seu todo.
As mudanças comportamentais acontece ao longo do processo de evolução da humanidade, através da arte, da cultura, considerada pela humanidade como fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Então vejo como muito difícil modificar o mundo, manter a sociedade em um padrão desejável por alguma mente.
Este é um assunto bastante polêmico, até porque a sociedade é plural, ela deixou de ser singular, se é que algum dia foi, há séculos.
A sociedade está deteriorada? depende muito de como você enxerga o que é sociedade. Alguns valores que você eu temos, são valores nossos, que infelizmente no coletivo sofre alterações, podendo ser considerado como deterioração; mas existem outras pessoas que fazem parte desta mesma sociedade que nós coabitamos, e possuem os mesmos direitos que eu e você possuímos, que não pensa igual a mim e a você.
O que não podemos deturpar é o sentido do Estado. O Estado é de todos e para todos, e quem governa o Estado, governa para todos; isto significa que muitas medidas governamentais confrontam com nossos valores, com nossas crenças, mas precisamos evoluir socialmente neste campo, ou faremos obras de sentimentos iguais ou piores que aqueles que nós rejeitamos por suas obras de guerra em nome da religião e crença; até o dia de hoje guerreiam um contra o outro por causa de convicções e intolerância um para com o outro.
A sociedade vive um estado de evolução e alterações, em todo o momento, para aqueles que possui crenças religiosas assim como eu, lembramos que tudo que vivenciamos hoje já foi revelado há milhares de anos. E não achei em nenhuma parte da Escritura Sagrada nos alertando que deveríamos declarar guerra, praticar a intolerância com tais evoluções e alterações na sociedade.
O religioso, o fiel aos preceitos de Deus, de suas crenças devem reter no profundo de seu coração (ALMA) tais preceitos, viver intimamente ligados a sua fé e crença. Agora, é claro, que inclusive revelado está, que cada vez mais no seio da sociedade, menor será nossa liberdade pública de expressão; e não só a nossa, mas de todos que professam alguma fé, crença, ideologia e etc. Cada vez mais teremos que adquirir uma intimidade ímpar, imparcial, individual com Deus, ou com as crenças e ideias que outros também manifestam.
Talvez todo o processo necessário para que as pessoas adquiram uma intimidade com Deus esteja acontecendo. Muitos confiam no homem, na placa, no grupo que participa, quando na verdade já existe uma deterioração nestes; militam por interesses pessoais, de determinados grupos, e muitos são excluídos. Pode que muitos que estão excluídos estejam buscando a intimidade necessária com quem ele crer e confia para conseguir manter-se vivo tanto espiritualmente como humanamente.
Porém a ideia de uma deterioração da sociedade, ela é muito relativa, e depende da forma que enxergamos sociedade. És espiritual? Que tipo de vida tu estás ligado? No campo humano, o mundo evolui, as pessoas mudam, e nós temos que respeitar.
Quando o Senhor Jesus deu aquela moeda para pagar o imposto a César, não significa que a lei do Estado seja apenas pagar impostos. O Estado é muito grande e coabitamos nele todos nós povo, trabalhamos, estudamos, temos nossas necessidades e obrigações para com o Estado; respeitar a lei, não é só manifestar obrigação, mas sim entende-las, participar da construção delas, somos seres humanos, cidadãos.
As pessoas que com nós coabitam no Estado, são criação de Deus e amadas por Deus, o Senhor Nosso Deus é Misericordioso conosco e com eles; estes não são inimigos de Deus como muitos pensam; inimigo de Deus é o diabo, assim como nós cremos e seus discípulos espirituais, são estes que influenciam a humanidade, e não o homem que influencia a humanidade.
Nosso espaço está sendo diminuído, não porque estamos sendo impedidos de direitos, mas sim porque no meio de nós e entre nós estamos nos afastando de preceitos fundamentais, que modificam, atraem, solidificam a fé a crença, que é o amor.
Quem hoje é visto como homem de Deus, que pastoreia o povo de Deus, cuida, zela, busca, socorre? poucos né!? "na ora de minha angustia, a quem recorrerei?" Se não for Deus, morto estarei. Então faltam exemplos, pregam-se o amor, mas não exercem, falam de caridade mas não praticam ela. Tudo isso vêm afastando o povo, a sociedade dentre nós, mas não só vêm afastando, como também contribui para um enfraquecimento, ou quem defenderá o profeta? quem defenderá a igreja? Quando Jesus estava diante de Poncio Pilatos, ele colocou lado a lado, Jesus e Barrabás para ser escolhido pelo povo; lembrando que era um povo oprimido, esquecido pelos que representavam suas crenças e esperanças, e Barrabás era um líder, considerado pelo império romano um malfeitor, um guerrilheiro, alguém que era contra o Estado e lutava pelo povo; então povo escolheu quem?
Se buscamos um fortalecimento das igrejas, se é que ainda há tempo para isso, devemos começar mudar nosso comportamento Cristão, não da boca para fora, mas com exemplos, com ação, e quem sabe tais exemplos e ações transforme muitas almas que conosco está e outras que nos observa.