
Com a globalização, a necessidade de conexão de tudo e todos, as pressões da competitividade, o assedio do consumo, as influências da mídia, da propaganda que em muitas das vezes chocam-se com os costumes; tudo isso vem progressivamente gerando conflitos infinitos em todas as camadas da sociedade em todo o mundo.
Agora o padrão perfeito familiar já encontra-se em iminente riscos de desvios, sejam em relação a conduta matrimonial, que muitas das vezes inclinam-se para a infidelidade conjugal, bigamia e poligamia, quando não, desvios de ordem homossexuais. Também novos costumes como o uso do tabaco, de bebidas alcoólicas em excesso ou em maior frequência, também as drogas, geram nas famílias alguns desvios de conduta, que como consequências trazem diversos conflitos.
O mundo tornou-se um lugar perigoso e inseguro, e as pessoas que nele coabitam não conseguiram ainda encontrar formas que resolvam estes problemas se insegurança; até porque não é a insegurança contra um criminoso físico, que vai nos roubar, vai atentar fisicamente contra nossa vida ou integridade física; mas sim, o perigo ele se instala em nossas vidas e família, em nossos trabalhos e negócios, na bancada ou sala de estudo, sem que nós percebamos, e muitas das vezes se apresentam como meios de nos ajudar em nossa lida, proporcionando alguma auto ajuda, momentos de relaxamento, uma amizade, uma distração, etc.
De repente, surge um conflito, um desentendimento, uma ameaça em nossas vidas; algo saiu do controle, ou já perdemos o controle há tempos, e quando damos por conta, estamos com sérios problemas, muitas das vezes bem difíceis de resolver.
Muitas das vezes negligenciamos a verdadeira personalidade que somos, os valores que temos, o que construimos mutuamente com esposa, filhos, sócios, etc. Vamos evoluindo em um projeto de vida, de negócios, focados em alguma meta, previsão e objetivos, e esquecemos de proteger a base de tudo, que somos nós, a nossa família, a empresa. Na ganância de alcançar algo, abrimos todas as portas para progresso, esquecendo-se que além do progresso, também adentra em nosso território o indesejável.
É muito difícil está isento dos perigos gerados pela sociedade globalizada, mas assim como as Nações se protegem, as empresas também, o homem e a mulher também conseguem ser proteger, é claro que proteção 100% ninguém tem, tão pouco as nações conseguem se proteger 100% dos riscos geopolíticos.
Mas é fundamental, que busquemos encontrar recursos que dificultem a entrada do indesejável em nossas estruturas de vida, sejam nas famílias, trabalho, negócios e mesmo em nossas crenças, ideologias e fé.
Da mesma forma que encontramos diversos mecanismos e dispositivos que nos auxiliam alcançar o progresso, o sucesso, as conquistas, também existem os mecanismos e dispositivos que nos oferecem um nível de proteção ou segurança as nossas estruturas, em todos os aspectos de nossa vida.
É muito mais fácil, quando nos doutrinamos desde cedo a proteger nosso ambiente sagrado, que é nossa personalidade, nossa família e tudo que se constrói a partir dela; embora poucos praticam esta "doutrina", por achar mais fácil e menos incomodo, e muitas das vezes menos gastos.
Quando muitos percebem toda sua estrutura de vida já se encontra comprometida, onde muitas das vezes apenas um milagre ou se dar conta de recomeçar com esforços multiplicados praticando e doutrinando sua forma correta de proteger sua estrutura. "Tudo é possível aquele que crer", a Escritura Sagrada nos diz assim, então mesmo que tudo seja destruído, ainda assim é possível recomeçar, mas se não usarmos os meios, doutrinando a nossa vida em proteção da nossa estrutura de vida, os conflitos e consequentemente os danos as nossas vidas serão mais que certos.