OS DESAFIOS
Acontecimentos andam assombrando o empresário e comerciante brasileiro, primeiro foi o COVID-19 que apareceu no início de 2020 aqui no Brasil, perdura já há dois anos, não na sua totalidade de restrições, mas muitos foram os prejuízos deixados aos empresários e comerciantes; agora no começo de 2022 como se fosse pouco, veio à crise causada por uma guerra entre Rússia e Ucrânia, onde as nações do ocidente lideram pelos Estados Unidos e União Europeia colocaram sanções duras á Rússia, porém na verdade tais sanções atingiram a economia mundial de uma forma a agonizar as atividades comerciais em todo o mundo.

Há aproximadamente dois anos o empresário e comerciante brasileiro luta com todas suas forças e condições para não fechar suas portas e mesmo perder tudo que conquistara ao longo de suas vidas. Verdade é que muitos empresários e comerciantes perderam tudo, e quando falo tudo, é tudo mesmo.
O mundo vem passando por algumas transformações, a qual implica diretamente em nossas vidas, em nosso trabalho e negócios que desenvolvemos para provento de nossa subsistência. A realidade é que a sociedade não estava preparada para tais dificuldades, ou mesmo desafios que requer preparação, renúncia, transformações e cautela.
Diante dos acontecimentos assim como citados acima, muitos se viram no paredão, sem saída, sem quaisquer condições de combater a luta que então foi travada contra seus negócios, e isto, pode que por falta de visão ampla de mundo, falta de conhecimentos talvez sobre assuntos importantes como evolução de sociedade, para onde caminha está evolução? Estamos nos preparando para está evolução?
Certo é que o mundo econômico está mudando sua configuração, as economias estão encolhendo, a sociedade necessitando reconfigurar seus hábitos comerciais, e consequentemente os comerciantes e empresários são de certa forma obrigados a reconfigurar seu negócio, a fim de poder competir no mercado.
É importante entendermos que o espaço no mundo para aqueles que empresariam e comercializam se tornou e está se tornando estreito, somente os que melhor se prepara terão as condições de manter-se neste mercado.